Missão, visão e valores de uma empresa

missao visao e valores

Todo empreendedor sabe como é difícil abrir uma empresa e iniciar um novo negócio, mas toda e qualquer empresa se solidifica quando os empresários conseguem seguir os princípios, valores e objetivos pelo qual as empresas estão fundadas, por isso, é que toda empresa possui em um quadro bem visível para todos os colaboradores com a missão, a visão e os valores da empresa.

Como instituição é importante que toda a empresa informe aos seus colaboradores e clientes qual sua missão, visão e valores, claro que estes pilares não podem ficar apenas no papel, mesmo assim é importante que a empresa der o primeiro passo e redija sua carta de missão, visão e valores.

Ao redigir a declaração as palavras são definitivas, não podem ser mudadas.

Deve ser uma declaração que possua clareza e descreva em poucas palavras o que a empresa representa no mercado, ou seja, como ela se posiciona.

Essa declaração deve ser compreensível, simples e retratar como a empresa pretende cumprir seu papel social.

missao

Como redigir uma declaração de missão, visão e valores

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como redigir uma declaração de missão, visão e valores, por isso, orientamos aos leitores que não é tão difícil, basta que a empresa primeiro entenda qual seu objeto social e discuta com a equipe quais os mais importantes valores da  empresa e quais os objetivos para o futuro.

É importante que a empresa defina o quanto antes quais são os pilares pelos quais a empresa se fundará, até porque futuramente são esses pilares que guiará a equipe a tomar as melhores decisões.

Muitas empresas consideram que redigir a declaração é uma questão apenas de formalidade, e esquecem como é importante que aquelas palavras tenham um sinônimo a mais para quem ler com atenção.

A declaração de missão, visão e valores da empresa pode ser utilizada em reuniões e como forma de motivar e envolver a equipe quando a empresa precisa manter unido o time e reacender um espírito de equipe.

Já que vimos como a declaração de missão, visão e valores são de suma importância para a empresa, agora aprenderemos como redigir cada uma, veja abaixo:

Missão

A missão da empresa é a definição do papel e objeto social da empresa, descreve o que a empresa oferece para os clientes e a razão fundamental de sua existência.

Por isso, ao elaborar a missão da empresa, os empreendedores devem descrever de forma eficiente o porquê da existência da empresa e qual o objeto social que torna a empresa tão imprescindível para os consumidores.

-Pense em uma frase: a frase deve ser simples, de fácil assimilação e ao mesmo tempo causar um impacto que seja positivo para os clientes.

-Sinceridade: a empresa deve ser sincera ao se definir, pois a declaração de missão descreve exatamente o que a empresa foca, como trabalha e o que pode oferece em curto prazo, ou seja, a missão da empresa trabalha com o presente, o que se promete como função ou objeto da empresa deve ser cumprido, pois a declaração de missão é um dos mecanismos que faz com que a empresa possua credibilidade no mercado.

-Questão estratégica: a declaração de missão da empresa deve estar alinhada à sua estratégia, assim deve-se antes dar uma olhada no planejamento estratégico e verificar qual a clientela potencial da empresa, e como a empresa pretende se posicionar no mercado, quando o assunto é a segmentação, sendo que a segmentação só é definida com o atendimento de necessidades específicas.

Finalmente, a missão deve ser dirigida ao público-alvo, o público de interesse da empresa.

Visão

A visão é uma das formas mais expressivas de exposição da empresa para o mercado, porque de forma honesta a declaração de visão descreve onde pretende chegar futuramente e o que ambiciona como crescimento e evolução da empresa. Ou seja, no setor em que a empresa está inserida ela ambiciona mais e por isso, a visão deve descrever onde a empresa reúne esforços para que seja cada vez melhor e consiga alcançar excelência de qualidade no oferecimento de seus produtos ou serviços.

Na visão, a empresa pode descrever no que acredita e como pretende chegar mais longe, a única preocupação é que tudo isso seja descrito de forma sucinta, pois a declaração de visão deve resumir em uma oração o que faz para conseguir chegar a uma situação bem melhor do que está.

De forma interna, a visão deve esclarecer para os colaboradores onde a empresa precisa chegar e quais os esforços necessários para isso.

A visão deve servir para motivar os colaboradores em busca de melhores resultados.

E a visão é também uma declaração voltada aos clientes, pois descreve como a empresa deve melhorar seus produtos ou serviços para satisfazer as necessidades dos clientes, se a empresa conseguir passar esta mensagem na declaração de visão já conseguiu com certeza a aprovação dos consumidores.

Valores

Para funcionar de forma sistemática e com credibilidade no mercado e profissionalismo no trato com o público, a empresa deve estabelecer políticas e normas para se orientar, dessa forma, as normas e procedimentos da empresa são estabelecidos fundados em um conjunto de valores que faz com que a empresa funcione de maneira regular e permanente.

Os valores são importantes, pois funciona como uma bussola guiando toda a trajetória da empresa, uma empresa com valores é aquela em que as ações possuem orientação e mesmo que haja erros, existe um sentido para o qual a empresa está sendo guiada até a concretização de seus objetivos.

Bons valores empresariais são aqueles capazes de orientar ações e decisões, e capazes também de levar a empresa ao crescimento. Dentre os valores empresariais os mais importantes são a ética, a integração, a participação, a busca da excelência, dentre outros.

O importante é que haja a atenção da equipe sobre a missão, visão e valores, e como aplicá-los ao dia a dia.